opinião

O lixo nas ruas de Santa Maria é reflexo da falta de coleta seletiva

Deni Zolin


No sábado, o prefeito Jorge Pozzobom fez essa publicação abaixo no Facebook, em que mostra um problema comum na cidade, a falta de cuidado de parte da população com a limpeza das ruas. Ele tem razão em questionar se a cidade que amamos merece isso. Realmente, tem muita coisa errada e que precisa melhorar, em várias áreas, inclusive na coleta de lixo.

Microempreendedores têm até hoje para refinanciar dívidas

Nesse caso específico, às vezes aparece lixo revirado assim porque alguns poucos catadores de materiais recicláveis (uma pequena minoria) acabam não tendo a educação de, ao separar o lixo seco que está misturado com o orgânico, colocar de volta a sujeira dentro do contêiner. Todos sabem disso, assim como o prefeito precisa ser lembrado de que se houvesse contêineres de lixo seco ao lado de cada recipiente de lixo orgânico, esse problema de lixo na rua seria bem menor. Claro que isso é caro e a prefeitura possivelmente não terá verbas para implantar contêineres de coleta seletiva, como chegou a cogitar. Porém, a sujeira das ruas é um preço que toda a população paga pela falta de educação de parte das pessoas e também pela falta de investimento em formas mais eficientes de coleta.

E a educação na escola e em casa?

Outra dúvida: nossas escolas e nossas famílias estão sendo eficientes na educação das crianças de que precisamos cuidar da cidade e dos espaços onde vivemos? Ou os novos cidadãos que estão indo para o convívio social seguirão perpetuando esses maus hábitos? Por exemplo, na escola de meu filho, a escada estava cheia de papéis de bala e lixo, obrigando o colégio a ter alguém para limpar? Será que as lições de cidadania estão sendo eficientes? Será que adianta só aprender a teoria de que o lixo plástico mata as tartarugas marinhas e causa alagamentos, se na prática, nem todos conseguem ainda fazer sua lição prática de colocar o lixo na lixeira? Claro que é um processo de aprendizado longo. Será que os pais estão educando e dando exemplo? Será que estamos formando cidadãos responsáveis e atentos, ou vamos precisar que sempre exista alguém sendo pago para limpar a sujeira deixada por aquela parcela da população que não aprendeu o básico?

Pagamentos do Pis/Pasep começam no final do mês. Confira o calendário

Todos os dias, ao passear com meu cachorro, pego a sacolinha onde vem embalado o jornal e coloco na mão para juntar o cocô. Aproveito e recolho inúmeras embalagens plásticas e garrafas jogadas pela rua ou que estão por cair nas bocas do lobo. Se cada pessoa fizer a sua parte e não jogar lixo na rua, e se alguns passarem a juntar um plástico que seja e colocar na lixeira, teremos uma cidade melhor. Se realmente queremos uma cidade mais limpa, não podemos só ficar reclamando e fingir que o problema não é nosso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três apostadores dividem prêmio da Lotofácil Anterior

Três apostadores dividem prêmio da Lotofácil

Sétima parcela do IPTU vence nesta terça-feira Próximo

Sétima parcela do IPTU vence nesta terça-feira

Economia